domingo, 7 de outubro de 2012

Paraíso foi visto por mais de 25 milhões



Dois canais de TV comemoraram o sucesso na transmissão da final da Liga Futsal 2012, vencida pelo Intelli/Orlândia no dia 01 de outubro em jogo disputado na Arena Olímpica João Mambrini em São Sebastião do Paraíso, MG. O confronto da final do campeonato entre a equipe paulista da Intelli e o Krona/Joinville rendeu aos canais a sua maior audiência da história com uma partida de futsal: mais de cinco milhões de pessoas passaram pelo canal Sportv e quatro milhões pela ESPN Brasil. Além disso, as transmissões tiveram aumento de 52% em comparação à audiência do ano passado. Ao todo, cerca de 16 milhões de pessoas passaram pelos canais em alguma das duas partidas que aconteceram em Paraíso, a semifinal, diante do Corinthians, e a final, isto sem comentar a audiência internacional, já que a partida foi exibida ao vivo pela Globo Internacional para 140 países. Somando-se a estes números as reprises da partida final, a audiência do jogo proporcionou à cidade de São Sebastião do Paraíso uma visibilidade de mais de 25 milhões de pessoas, só no Brasil, fato que abre as portas da cidade para atrair projetos institucionais ou privados seja no esporte ou em outro segmento, já que o município está na vitrine. Muitos paraisenses foram elogiados por parentes, amigos ou conhecidos que assistiram ao jogo e isto enche a todos de orgulho, principalmente pelos comentários elogiosos proferidos pelos locutores, comentaristas, repórteres, atletas e dirigentes a respeito da estrutura oferecida pela cidade.
Outra consequência desta visibilidade é a procura de federações, confederações e clubes pela Arena João Mambrini para realizar eventos esportivos, preparações de equipes e partidas internacionais, já que o Brasil é carente em instalações com os padrões que a Arena de São Sebastião do Paraíso. Isto acaba se tornando um grande negócio para a cidade, que tem 65.000 habitantes e está localizada estrategicamente. A demanda por produtos e serviços de empresas paraisenses como hospedagem, alimentação, transporte e outros tem crescido acima da média, hoje já representando um importante segmento na economia local, e a expectativa para o futuro é grande, como afirmou o secretário de esportes do município, Mariano Bícego: " Temos já várias solicitações e contatos para recebermos seleções e disputas em 2013 e após a partida final da Liga Futsal a procura aumentou, o que abre boas possibilidades para o próximo ano, porém temos de aguardar o processo sucessório no município para que o próximo administrador defina o interesse ou não nestes sediamentos. O fato é que hoje, no Brasil, Paraíso é uma referência na área, temos boas instalações e sabemos fazer um evento esportivo. Isto é muito num país que não tem esta tradição, embora seja a sede da próxima Olimpíada", finalizou o secretário.
Entre os prováveis eventos para o próximo ano estão dois torneios internacionais já apontados pela FIBA, um masculino e um feminino, jogos do Torneio Interligas de futsal, jogos da Liga Futsal, amistoso internacional de futsal entre Corinthians e Barcelona, preparação e amistosos de seleções, eventos que poderão gerar emprego e renda aos paraisenses.

sábado, 6 de outubro de 2012

Arena Olímpica ganha memorial do esporte


Decorridos 2 anos e meio desde a sua inauguração a Arena Olímpica João Mambrini continua recebendo melhorias e cada vez mais se referencia como grande palco do esporte brasileiro, mineiro e paraisense. Desde sua abertura, além de grandes eventos nacionais e internacionais, a Arena teve incorporada às suas instalações vários itens que a diferencia no cenário esportivo, entre eles: moderna academia de musculação, centro de recuperação de atletas, alojamentos para atletas, refeitório, elevadores, vestiários amplos e modernos, máquinas de gelo e máquinas de lavar roupa, computadores, impressoras, salas de apoio bem equipadas, sala de conferência, sala de árbitros, monitoramento por 22 câmeras de segurança, placares eletrônicos de última geração.
No local se instalou a Secretaria Municipal de Esporte Cultura, Lazer e Turismo, que passou a ter sede própria e a trabalhar em parceria com Federações e Confederações nacionais e internacionais, além de desenvolver ações e projetos locais e regionais que fizeram a prática esportiva referenciar o município.
A tradição esportiva de São Sebastião do Paraíso vem de longa data e agora a Arena Olímpica abrigará também um memorial do esporte, que vem resgatar a memória esportiva do município, até então escondida em arquivos pessoais de atletas, técnicos e dirigentes ou mesmo se perdendo devido a ação do tempo ou acondicionadas em locais inadequados.
São fotos, troféus, uniformes e diversos outros itens que fazem parte da memória coletiva de todos os paraisenses. Este material ganha agora um espaço próprio, no segundo piso da Arena, local de acesso a todos e de circulação de público em dia de jogos. A exposição será permanente e a expectativa é de que se torne um espaço referencial, incentivando ainda mais o envolvimento da população com o esporte, principalmente os mais jovens, como afirmou o secretário Mariano Bícego: "O paraisense ama e vibra com o esporte e merece uma valorização de grandes momentos, para garantir que novas conquistas continuarão a acontecer, é como se fosse um compromisso que se renova a cada momento que ali será relembrado e imortalizado. É importante destacar que o memorial com certeza nos levará a encontrar outros registros e que todo o acervo pode e deve ser aumentado à medida em que as pessoas cederem estes itens para a exposição, itens que representem a grandiosidade de nossa história esportiva."
O memorial receberá o nome de Francisco dos Santos Tubaldini, o Chiquito, atleta e técnico que durante várias décadas formou atletas e equipes em várias modalidades e conseguiu títulos históricos para o município, tais como o de campeão do JIMI no handebol masculino em 1986 e vários títulos no futsal nas décadas de 1980 e 1990. Chiquito atualmente está aposentado e estará presente na inauguração do memorial que leva o seu nome. A inauguração acontecerá nas próximas semanas e  será aberta a todos os interessados, que ali poderão ver troféus históricos, como o conquistado em 1986  pela equipe paraisense de handebol masculino na final estadual do JIMI, o troféu de 1996 dos campeões da Taça EPTV e o recém-restaurado troféu da Associação Atlética Paraisense de campeão da segunda divisão do Campeonato Mineiro em 2001. Entre os itens expostos destacam-se a bola da final da Liga Nacional de Futsal entre Orlândia e Joinville, disputada na Arena Olímpica, autografada por Falcão, bem como a camisa das duas equipes, devidamente autografadas pelos jogadores. Também autografadas estão as camisas de duas seleções brasileiras olímpicas, as de handebol e basquete masculino. Troféus e medalhas representativas conquistados pelos paraisenses nas mais diversas modalidades estarão expostos, bem como fotografias marcantes destas conquistas.



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A equipe de futsal feminino de São Sebastião do Paraíso foi à São José do Rio Pardo enfrentar as anfitriãs pela Liga Rio Pardense de Futsal. Foram dois jogos emocionantes. Na categoria sub 18 mesmo com um time desfalcado de algumas jogadoras as meninas de São Sebastião do Paraíso surpreenderam e com muita determinação e raça conseguiram fazer um gol logo no inicio do primeiro tempo com Amanda Miriely. O placar se manteve até os 36 minutos do segundo tempo, quando o time adversário aproveitando do cansaço do time paraisense conseguiu fazer o gol de empate. Sem muito que fazer e precisando da vitória para continuar com chances de classificação no campeonato o técnico Betinho decidiu colocar a goleira linha Carol, e restado um minuto para o término da partida ela acertou um belo chute fazendo o gol que garantiu a vitória da equipe paraisense pelo placar de 2 a 1. As meninas do sub 15 também em jogo disputadíssimo venceram a equipe anfitriã pelo placar de 3 a 1 com gols de Julia (2) e Adriana. O sub 15 se despede da competição com a quinta colocação e uma bela participação no campeonato, mas a técnica Talita ainda ressalta: “Temos que continuar nossa preparação para o Jojuninho, as meninas estão muito animadas em tentar sua classificação para a fase final, então teremos que fazer alguns amistosos para não perdemos o ritmo que conseguimos conquistar nessa Liga Rio Pardense e chegarmos fortes para os jogos”. Para o técnico Betinho “o trabalho continua forte tanto para o sub 18 que tem mais um jogo na Liga Rio Pardense, quanto ao sub 15 no Jojuninho, temos que agradecer muito a Secretaria de Esportes de Paraíso pelo apoio a modalidade, agradecemos também ao SESI/ACISSP pelo apoio de quadra e material esportivo, e por último ao Osmilton, da Tripa Sul que nos ajudou com parte do custeio do uniforme”. Além do treinamento para categorias sub 15 e 17, o futsal feminino conta com suas escolinhas que são gratuitas e apoiadas pelo SESI/ACISSP. Para informações entrar em contato com Danilo ou Betinho no Sesi em horário comercial de segunda a sexta ou pelo telefone 3531-4883.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Futsal: Equipes de base paraisenses continuam boa campanha na Liga Riopardense


 Paraíso vence Aguaí-SP pela Liga Rio Pardense de Futsal 2012

 No último domingo dia 30/09, no Ginásio do Rio Pardo, na cidade de São José do Rio Pardo-SP, a equipe sub-17 de futsal de São Sebastião do Paraíso-MG, enfrentou e venceu pelo placar de 9x2, a cidade de Aguaí-SP. Os gols foram marcados por Diego Caveira 03 gols, Lucas e Juninho 02 gols, Marcelo e Leonardo Costa 01 gol. Com o resultado a equipe se consolida na Liga Rio Pardense de Futsal 2012 e vai se preparando para a fase de mata-mata da competição que reunirá as 8 melhores equipes. A equipe paraisense ocupa a terceira posição na tabela com dois jogos a menos que os líderes. A equipe tem 23 pontos em 10 jogos, sendo 07 vitórias, 01 empate e 02 derrotas. Tem o melhor ataque da competição com 64 gols marcados e a melhor defesa também com 28 gols sofridos. O artilheiro até o momento é o ala Lucas Moraes, com 22 gols na competição. O próximo compromisso da equipe é no dia 20/10, na cidade de Caconde-SP, contra a equipe da cidade de Mogi-Mirim-SP, uma das favoritas ao título da competição.

Sub-15: A equipe paraisense segue se preparando para o Jojuninho 2012. A equipe que passa por uma renovação tem mostrado boa evolução o que cria uma boa expectativa para o Jojuninho. A equipe que jogará a fase de pré-jogos em Caxambu-MG, no período de 02 a 04 de Novembro, se encontra no grupo 1 da competição ao lado de Campo Belo-MG, Alpinópolis-MG e Itanhandu-MG.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

NATAÇÃO DO SESI/ACISSP EM RIBEIRÃO PRETO


A equipe de natação do SESI/ACISSP esteve na Recra em Ribeirão Preto no dia 29/09 para
a 3ª etapa do campeonato regional da federação Aquática Paulista.
A competição ocorreu em duas etapas com várias equipes da 5ª região da FAP, contando com 515 atletas de 30 entidades.
Os atletas do SESI/ACISSP conquistaram medalhas foram:
Vinicius Bozelli 1º lugar nos 100m costas, 2º lugar nos 200m medley e 100m borboleta 
Mirella Sousa 3º lugar nos 100m borboleta
Luis Tenório 2º lugar nos 50m costas e 50m borboleta
Bruna Araujo 2º lugar 50m costas,50m peito 
João Felipe Santos 3º lugar nos 100m costas 
Giulia Calzavara 3º lugar  nos 200m borboleta
Jhunior Gonçalves 3º lugar nos 100m peito,100m costas e  nos 400m livre(Faculdade Calafiori)
Leonardo Resende 3º nos 400m livre 
Matheus Ribeiro 3º lugar 200m peito
Henrique Lima C. Rosa 3º lugar nos 50m, 200m livre e 100m livre 
Vinicius Vara 2º nos 200m,50m borboleta e  1º nos 1000m borboleta
Sebastião carvalho Jr 3º lugar nos 100m medley
Emily Souza 3º nos 200m peito
Bruno Tobias 2º nos 100m medley
Bianca Mumic 1º nos 200m medley,100m peito e 3º nos 100m costas
Isabela Mumic 2º nos 50m livre.
A técnica Silmara Queiros disse que a próxima competição ocorre no dia 06/10 em Araraquara. 
A equipe do SESI/ACISSP teve o apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura  de São Sebastião do Paraíso.