segunda-feira, 16 de abril de 2012

Basquete: Seleção Brasileira sub-15 se apresenta sábado em Paraíso

Seleção Brasileira sub. 15

 
São Sebastião do Paraíso / MG - Neste sábado (21 de abril), o técnico Ricardo de Araújo Oliveira, técnico da seleção brasileira sub-15 masculina, receberá os 26 atletas convocados para   fase de preparação do 25º Campeonato Sul-Americano da categoria. O torneio será disputado nas cidades de San Carlos e Maldonado, no Uruguai, no período de 14 a 19 de maio deste ano. Os jogadores convocados irão se apresentar no dia 21 de abril, às 19h, em São Sebastião do Paraíso, interior de Minas Gerais, onde irão realizar a preparação na Arena Olímpica da cidade até o dia 12 de maio, data do embarque para o Uruguai. A competição classifica três seleções para a Copa América sub-16. A Seleção sub-15 é a primeira seleção a treinar este ano na Arena de Paraíso, que sediará em junho a disputa da Copa América sub-18 masculino e em julho a Liga de Desenvolvimento sub-22, além da preparação de outras seleções ao longo do ano.

Antes de fazer a convocação, Ricardo esteve em várias competições, conversou com técnicos e dirigentes para chegar a conclusão dos nomes, que envolvem jogadores de nove estados brasileiros. "São todos jogadores talentosos e que estão vindo de grande parte do Brasil. É uma primeira seleção na vida deles que precisa ter muito critério", disse Ricardo Oliveira. "Esse é um trabalho que começa com a ajuda de todos os treinadores do País, que estão desenvolvendo um trabalho muito bom. Hoje você pega um jogador da categoria Sub-15 e ele já está fundamentado no jogo de basquetebol. Isso é muito importante", continuou o treinador da base do Clube Lance Livre/Minas Brasília, do Distrito Federal.

Apesar que é uma categoria que oscila muito por causa da idade, Ricardo Oliveira está otimista quanto a participação do Brasil no Sul-Americano. "Vamos ter um mês de preparação e vamos tentar colocar os conceitos do jogo para que possamos chegar no Uruguai em condições de brigar pelo título". Na primeira fase, o Brasil caiu na Chave A, ao lado do Uruguai, Colômbia, Peru e Equador. Na Chave B, estão Argentina, Venezuela, Chile e Paraguai.

Durante o ano passado, Ricardo Oliveira esteve visitando estados, competições e ficou animado com os jogadores que convocou. "O Brasil leva uma grande vantagem sobre os outros países da América do Sul. Nossa mistura de raça faz com que possamos contar com jogadores de muito talento e de bom porte físico para o basquetebol. A base nos clubes vem sendo muito bem feita e isso sem dúvida alguma é um passo muito importante para a formação de uma Seleção muito competitiva", acrescentou.

Antes do embarque para o Uruguai, no dia 12 de maio, a equipe brasileira será testada em jogos amistosos que estão sendo definidos os adversários. "Esses jogos serão de grande importância para nossa avaliação final", afirmou Ricardo de Oliveira que terá como auxiliares os técnicos Carlos Romero Barradas Fonte, do Sport Recife do Pernambuco, e Fábio Antônio Pelanda, do Paraná.

Técnicos convidados - Na preparação da Seleção Brasileira Sub-15, em São Sebastião do Paraíso, os técnicos da categoria em todo o Brasil foram convidados pela Confederação Brasileira de Basketball para acompanharem os treinamentos. "Isso será muito importante contar com os técnicos presentes de uma categoria que é a base de tudo. Queremos realmente que todos venham, participem com suas opiniões. Queremos o basquete brasileiro cada vez melhor e isso só será possível com a participação dos técnicos".

Para o presidente da CBB, Carlos Nunes, a iniciativa de convidar os técnicos para acompanhar os treinamentos da Seleção Sub-15, nada mais é que uma ajuda mútua de técnicos e entidade. "Isso faz parte da política da CBB para cada vez mais melhorar o nível dos nossos técnicos e consequentemente o surgimento de bons atletas. Esse intercâmbio dos técnicos é muito importante para a Seleção Brasileira e também para os estados. Além disso, os técnicos dos estados irão conhecer a estrutura que foi montada em São Sebastião do Paraíso para os treinamentos de nossas seleções de base", acrescentou Carlos Nunes.

Os técnicos que quiserem acompanhar os treinos devem se credenciar através do email: thyr.rodrigues@cbb.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário