A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo juntamente com o Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico Artistico e Cultural de São Sebastião do Paraíso, dando prosseguimento nos trabalhos de preservação do Patrimônio Histórico concluiu mais uma ação planejada para o ano de 2011, isto é, a revitalização do Coreto da Praça Com. José Honório.
Após a solicitação da Banda Municipal de Música e algumas reuniões entre o Departamento de Cultura e o Conselho do Patrimônio foi aprovado na reunião do mes de junho o orçamento de construção dos seis bancos estilo estação 1920. A verba utilizada é oriunda do FUNPAC – Fundo do Patrimonio Histórico e Cultural.
O Coreto da Praça Com. José Honório foi construído pela própria prefeitura na gestão do prefeito José Honório Júnior em 1930 a fim de servir de base para a apresentação domicais noturnas da banda municipal. O coreto sofreu algumas reformas ao longo de sua existência, porém não perdeu suas características essenciais e sua funcionalidade. Atualmente, além da banda municipal, o espaço é utilizado para outras apresentações e para grupos de dança.
De acordo com o Secretario de Esporte e Cultura Mariano Bícego esta ação faz parte do processo de revitalização e preservação da própria Banda Municipal: "A Banda Municipal carrega toda a tradição da nossa musicalidade e por isso merece ser alvo destas ações". Além dos bancos no coreto, que darão mais conforto na apresentação dos músicos, a Secretaria de Cultura investiu na aquisição de novos uniformes para os integrantes da Banda, que estão sendo confeccionados e na contratação de um novo maestro que estará atuando a partir de agosto.
Segundo Lucas Cândido responsável pelo Departamento de Cultura e 1º secretário do Conselho "a preservação do Patrimônio Histórico é fundamental para manter viva nossa cultura e História e a parceria entre o Conselho e o Departamento é essencial para conseguir efetivar os projetos e ações resguardando a nossa memória."
As próximas ações do conselho serão: fixação da placa do Monumento dos Imigrantes, reforma da Capela do Asilo São Vicente, pintura interna/externa da Casa da Cultura e a fixação das placas indicativas dos bens tombados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário