quarta-feira, 21 de março de 2012

Rio 2016: Secretário participa de evento do Comitê Olímpico Brasileiro


O secretário municipal de esportes de São Sebastìão do Paraíso, Mariano Bícego, participou de workshop  realizado na sede do Comitê Olímpico Brasileiro nesta terca feira, 20 de março de 2012, no Rio de Janeiro. Todas as  172 instalações de 73 cidades brasileiras selecionadas para os treinamentos pré-jogos da Olimpíadas do Rio em 2016 estiveram presentes no evento, que teve como objetivo preparar as instalações para as próximas etapas do processo que envolve os Jogos Olímpicos  no Brasil.
O evento foi aberta  pelo diretor do Rio 2016, o ex-atleta olímpico Ricardo Prado, ressaltando a importância dos jogos não só para o Rio, mas para todo o Brasil e a presença  de delegações espalhadas por 18 estados dão o caráter nacional aos jogos.
A seguir o coordenador do processo de seleção das instalações , Maurício Walckmin,  explanou sobre as etapas deste processo, parabenizando as instalações pela seleção, ressaltando a importância deste fato no futuro próximo das comunidades onde estão inseridas.
O responsável pelas relações e serviços do Rio 2016, Mario Cilenti destacou que 204 comitês olímpicos e 170 paraolímpicos de todo o mundo irão procurar instalações pré-jogos no Brasil e que nosso país e a América do Sul como um todo ainda são desconhecidos em sua  grandeza e a referência será o guia elaborado pelo Comitê Rio 2016 a ser lançado durante os jogos da Olimpíada de Londres 2012, em julho deste ano, daí a importância de que cada instalação prepare material  de qualidade para esta divulgação, cuja distribuição será feita pelo comitê em eventos durante os jogos de Londres .  Cilenti destacou,  que na realidade, este contato já teve início e alguns países já estão estabelecendo contato com instalações, inclusive contratando empresas na busca de locais de treinamento no Brasil. Destacou também a importância de uma proposta integrada por parte da cidade sede do treinamento, proposta que envolva não só o local do treinamento, mas também as possiblidades de transporte, alimentação, hospedagem  e outros. Esta informação deve ser direcionada aos países na língua oficial de cada interessado. Lembrou também que as visitas de vistorias começam após os jogos de Londres e que na capital inglesa os materiais de divulgação de cada instalação devem ser leves e compactos para facilitar a distribuição e principalmente o interesse dos representantes, sugerindo cds e pen-drives e  em quantidade para distribuição a todos os países e comitês.
Finalizando o evento, a gerente de sustentabilidade do Rio-2016 falou sobre a importância dos jogos para que gere excelência duradoura para as comunidades envolvidas, em todos os campos.
Mariano Bícego avaliou como muito positiva a realização do workshop, destacando que Paraíso se situa num patamar maior no cenário esportivo e muitas das ações cobradas pela organização do Rio 2016 já estão em andamento  no município: “Nosso portal já está sendo finalizado e em três línguas, iniciamos contato com alguns países e estamos preparando o material para distribuição em Londres. O caminho trilhado até o momento foi correto e creio que nossa cidade receberá importantes delegações nos treinamentos pré-jogos olímpicos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário