Erlon Cezar Braghini, Gérson Peres Batista e João Paulo Cassemiro Marques integram a equipe mineira absoluta que jogará o XI Internacional da República Checa |
Os enxadristas paraisenses Erlon Cezar Braghini (35), Gérson Peres Batista (38) e João Paulo Cassemiro Marques (15) estreiam na próxima quinta-feira, 12 de janeiro, no XI Aberto Internacional da República Checa.
A tradicional competição acontece anualmente em Praga e vai até o dia 20 de janeiro, contando pontos para o ranking da Federação Internacional de Xadrez - Fide.
Os enxadristas locais fazem parte da equipe mineira de xadrez, que tem mais três atletas na categoria absoluta. São eles: Frederico Gazel, Lucas Crespo e o MF Arthur Chiari, todos de Belo Horizonte.
O técnico da equipe será o professpr Julio Lapertosa e a chefe da delegação Luciane Sepúlveda, também da capital mineira.
A delegação se reúne em São Paulo no dia 11 de janeiro onde embarca para Praga e o retorno ao Brasil está previsto para o dia 24 de janeiro.
A equipe mineira de xadrez (de base e absoluta) é mantida através de um projeto da FMX em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - SEEJ.
A SEEJ viabilizou no dia 16/8/2011 a implantação de projetos desportivos pela Federação Mineira de Xadrez (FMX), através de convênio assinado pelo secretário Braulio Braz e a presidente da entidade, Luciane Sepúlveda Viana.
Com a assinatura assegurada pela Lei de Incentivo ao Esporte, a SEEJ garantiu o repasse à FMX de recursos oriundos da concessão de desconto para o pagamento de crédito tributário inscrito em dívida ativa para a implantação do projeto "equipe mineira de xadrez".
O projeto prevê o desenvolvimento do desporto de rendimento, com a formação da equipe mineira feminina e masculina sub10 até sub 18 e na categoria absoluta, composta por 16 atletas, que representarão Minas Gerais em torneios nacionais e internacionais.
A iniciativa tem por finalidade projetar os atletas participantes para a obtenção de pontuação necessária à titulação internacional, que exige a participação em torneios da Fide com graduação elevada.
O convênio prevê a utilização dos recursos repassados pela SEEJ na contratação de 647 horas-aula de treinamento de instrutores, mestres e grandes mestres, na aquisição de passagens e no pagamento de inscrições, alimentação, transportes e hospedagens.
"O projeto equipe mineira de Xadrez é uma sequência, uma continuação do projeto xadrez nas escolas, exatamente por que surgiu de demandas deste último. Nele, nós sentimos a necessidade de selecionar atletas que já estavam aptos a competições, mas ainda necessitavam de treino, para trazer titulações internacionais para Minas Gerais. E, na viabilização deste treinamento, contamos com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude", explicou Luciane Viana.
"Minas Gerais possui apenas quatro mestres e as titulações de mestre internacional e grande mestre demandam a participação em torneios de rating Fide. É essa participação que a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude está assegurando, de forma a contribuir com a elevação do xadrez praticado em Minas Gerais", afirmou Braulio Braz.
Fonte de pesquisa:
www.jornaldosudoeste.com.br
Federação Mineira de Xadrez
Nenhum comentário:
Postar um comentário