segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Handebol: Atletas do Minas Olímpica/São Sebastião do Paraíso recebem orientação de integrantes da Seleção Olímpica


São Sebastião do Paraíso vem sediando a preparação de seleções de basquete e handebol no município e esta parceria com as confederações tem gerado bons frutos para o esporte local e de todo o estado de Minas Gerais. As comissões técnicas e atletas destas seleções tem interagido com técnicos e atletas das categorias de base da cidade e de toda a região, através de palestras, treinos ou mesmo assistindo à partidas preparatórias. Desta maneira o crescimento destas categorias e do esporte em todo o sul de Minas tem sido uma realidade, como provam alguns dados.

 
A modalidade basquete masculino por exemplo teve um crescimento recorde no número de inscrições dos Jogos Infantis-JOJUNINHO 2011, com 19 equipes participando desta edição dos jogos.
No handebol, além de um grande número de inscrições, o nível de jogo praticado tem crescido a olhos vistos e atletas da região já despontam inclusive nas seleções estaduais.
O reflexo e a referência que o esporte de competição proporcionam tem sido apontado como a principal causa deste crescimento e as ações neste sentido tendem a se ampliar, com o sediamento de importantes competições nos próximos meses, como a Liga Nacional de Basquete Sub-21, o Campeonato Mineiro de Basquete, Campeonato Mineiro de Handebol e até eventos internacionais como o amistoso Brasil x Cuba no handebol masculino e a Copa América de basqete masculino sub-18, que pode ser disputada no município em 2012.
 

Além disso a preparação e o treinamento de seleções continuam no município. Na última semana o assistente técnico da seleção olímpica de handebol, Valmir Fassina, acompanhou os treinamentos das categorias de base do hendebol paraisense, comandando as atividades do Minas Olímpica/São Sebastião do Paraíso à convite da técnica paraisense Leni Soares. Fassina aplicou um treinamento tático e técnico, dando dicas e conselhos aos jovens atletas. Depois todos os atletas de Paraíso acompanharam a preparação física da seleção na Arena Olímpica, sob o comando do francês Alan Quintallet , campeão olímpico com a seleção francesa e o treino coletivo da seleção, comandado pelo espanhol  Javier Garcia Cuesta. Desta forma a técnica Leni espera um crescimento ainda maior de seus atletas: "Esta interação é muito importante para a formação de nossos atletas, eles aprendem pelo exemplo e nós técnicos aprendemos com a metodologia, que passamos a aplicar em nossos treinamentos."
A seleção olímpica de handebol está em seu segundo período de treinamentos na Arena Olímpica, que se encerra no dia 30 de agosto e voltará à cidade no dia 05 de setembro para a terceira fase da preparação para os Jogos Panameicanos do México, quando estará em jogo uma vaga para as Olimpíadas de Londres 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário