Esporte tem impacto econômico em São Sebastião do Paraíso
O ano de 2011 foi muito positivo para o esporte paraisense. Além das diversas conquistas importantes em várias modalidades, também houve a consolidação da cidade como um pólo esportivo, graças a estas conquistas de seus atletas e técnicos mas também por conta da utilização de todo o potencial da Arena Olímpica João Mambrini em sediar competições e delegações de porte nacional e internacional. Tal fato criou um efeito em cadeia, já que o convívio com atletas, técnicos, preparadores físicos e todo o pessoal destas delegações proporcionou um crescimento nas equipes paraisenses.
Mas um outro fator relacionado ao esporte foi também sentido de maneira positiva no município: o impacto econômico. O município fez parceria em 2011 com duas Conferações Nacionais, de basquete e handebol e sediou etapas de preparação de diversas seleções e jogos amistosos. A Confederação Brasileira de Basketball fixou sua base no município, para onde se mudou inclusive o técnico da seleção principal, o medalhista olímpico Rúben Magnano, que ali acompanhou o desenvolvimento das seleções de base do basquete brasileiro. Paraíso também fez parceria com a Liga Nacional de Basquete, sediando três etapas da Liga sub-21, a Liga de Desenvolvimento Olímpico-LDO, que realizou nada menos que 72 partidas na Arena Olímpica do município, além de sediar também a preparação de algumas equipes, como a Intelli/Orlândia de futsal e a equipe de basquete do Minas Tênis Clube. Nestas parcerias o município cedeu a infraestrutra da cidade, em especial as instalações da Arena Olímpica e em troca solicitou que empresas paraisenses fossem contratadas para o atendimento às necessidades das delegações, serviços estes que incluíam transporte, alimentação, hospedagem, serviços médicos, lavanderia e outras demandas que o esporte de competição exige. Com isto, a cidade recebeu atletas, comissões técnicas, imprensa, parentes e outros tantos que vieram ao município, consumindo bem mais que as necessidades de quadra.
O impacto destas parcerias foi pesquisado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo e os números apontados foram significativos, passando da casa de 1 milhão de reais, somente com os recursos contratados e pagos pelas confederações, federações e clubes junto a empresas da cidade. "Se somarmos isto ao que cada atleta gasta individualmente na cidade durante sua estadia aqui, estes recursos se aproximam de um milhão e meio de reais em dinheiro que nossas empresas captaram destes atletas turistas, que geraram emprego e renda na cidade. Isto é ainda mais significativo quando observamos que o orçamento da Secretaria é de pouco mais de 2 milhões de reais. O esporte só gera bons frutos a nossa cidade e cabe a nós paraisenses recebermos bem a estes visitantes, o que temos feito, tanto é que continuam voltando e mais do que isso, divulgando positivamente São Sebastião do Paraíso", avaliou o secretário titular da pasta, Mariano Bícego, que destacou ainda os importantes eventos programados para 2012, como a Copa América de basquete masculino sub-18. O município também se prepara tendo em vista a seleção de sub-sedes para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e está entre os finalistas desta seleção, cuja relação completa será divulgada no final de janeiro de 2012. "Aguardamos com ansiedade esta divulgação pois sabemos da importância deste sediamento para o futuro do esporte e do crescimento de Paraíso, o esporte hoje é um dos nossos eixos de crescimento com qualidade de vida" disse o prefeito Mauro Zanin, que também se mostrou satisfeito com a consolidação da cidade neste segmento.
Total de recursos pagos pelas confederações e clubes a empresas paraisenses no ano de 2011: R$1.028.416,00 com transportes, alimentações, hospedagem, lavanderia, filmagem de jogos, Serviços de apoio, Segurança e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário