sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ruben Magnano é eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o técnico do ano

Rubens Magnano

O argentino Rubén Magnano, da seleção masculina de basquete, e Rosicleia Campos, da equipe feminina de judô, foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro como os Melhores Técnicos de 2011. Os dois receberão o troféu de Melhor Técnico, coletivo e individual, respectivamente, durante a Cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 19 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Festa de gala do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico homenageará também os melhores atletas do ano.

Magnano é campeão olímpico (2004), vice-campeão mundial (2002), pela Argentina, e um dos responsáveis pela classificação da seleção brasileira masculina para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Na seleção desde janeiro de 2010, conquistou a vaga com a segunda colocação no Pré-olímpico disputado em Mar del Plata, na Argentina. O trabalho do treinador, com base na forte marcação e no jogo coletivo, foi fundamental para a classificação olímpica, não alcançada desde os Jogos Olímpicos Atlanta 1996.

"Estou muito contente em receber este prêmio do Comitê Olímpico Brasileiro. Todo atleta, técnico ou dirigente sonha com esse tipo de reconhecimento, ainda mais fora do meu país. Espero colaborar mais ainda com o basquete do Brasil", disse Magnano, afirmando não se contentar apenas com a vaga nos Jogos Olímpicos. "Cooperar com o Brasil para que fique dentro do quadro das melhores seleções do mundo e contribuir para reconquistar a credibilidade, sem dúvida é motivo de muito orgulho. Sinto que não devemos ficar olhando essa conquista, temos que aproveitar essa energia e a vontade de jogar basquete para ir mais longe", completou o argentino, atualmente residindo em São Sebastião do Paraíso, MG, onde se localiza o Centro de Desenvolvimento das Seleções de Base do basquete brasileiro. Rúben aliás faz questão de acompanhar não só os jogadores da seleção principal, mas toda a categoria de base e procura ver o máximo de competições por todo o Brasil, não se importanto com a distância. 
Atleta olímpica nos Jogos de Barcelona 1996 e Atlanta 1996, Rosicleia Campos se tornou técnica da seleção em 2005. A partir daí, a equipe feminina brasileira passou a apresentar resultados consistentes, culminando com a primeira medalha olímpica feminina individual do Brasil, o bronze de Ketleyn Quadros, em Pequim 2008. Em 2011, a equipe feminina de judô do Brasil conquistou três medalhas no Campeonato Mundial de Paris, sendo uma prata, com Rafaela Silva, e dois bronzes, com Sarah Menezes e Mayara Aguiar. Este foi o melhor resultado do judô brasileiro em uma edição de mundial. Durante todo ano, foram 85 medalhas conquistadas pela seleção feminina de judô. Até o momento, seis das sete categorias estão dentro do critério de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

"Estou extremamente feliz ao ser escolhida para receber o Prêmio Brasil Olímpico. Receber essa homenagem da Melhor Técnica do Ano me enche de orgulho e ao mesmo tempo me estimula a trabalhar para retribuir o reconhecimento daqueles que acreditaram e confiaram em meu trabalho. Receber o Oscar do nosso esporte dignifica e envaidece o profissional. Reforça a tese que trabalhar com dedicação, honestidade e foco naquilo que ama, sempre vale a pena", comemorou Rosicléia, que está no Japão, para um período de treinamento da equipe brasileira. "Esse prêmio é de todos nós da Confederação Brasileira de Judô que, juntos e com muito trabalho, conseguimos o respeito e reconhecimento do judô feminino em âmbitos nacional e internacional. Fazer parte de uma instituição renomada e respeitada como a CBJ nos propicia essa visibilidade", completou a treinadora.

Prêmio Brasil Olímpico 2011
Em sua 13ª edição, o Prêmio Brasil Olímpico 2011, principal cerimônia de premiação do esporte brasileiro, homenageará aqueles que mais se destacaram no esporte em 2011. Os atletas que concorrerão ao troféu de Melhor Atleta de 2011 são Fabiana Beltrame (remo), Fabiana Murer (salto com vara) e Maurren Maggi (salto em distância), no feminino, e Cesar Cielo (natação), Diego Hypolito (ginástica artística) e Emanuel Rego (vôlei de praia), no masculino. A votação para a escolha dos melhores do ano está sendo realizada através do site do COB (www.cob.org.br).

Outras nove categorias estão sendo premiadas em 2011: Melhor Atleta por Modalidade; Melhor Técnico - Individual e Coletivo; Melhor Atleta Estudantil e Universitário; Troféu Adhemar Ferreira da Silva e Troféu COI - Esporte e Responsabilidade Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário