Esta será a primeira participação paraisense em um campeonato de nível nacional
Por Ralph Diniz
A jovem equipe do Paraíso Basquete se prepara para um dos maiores desafios de sua recente história. Vice-líder do grupo B do campeonato paulista sub 19, o time paraisense disputará sua primeira competição de nível nacional: a LDB (Liga de Desenvolvimento do Basquete), antiga Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO). A primeira fase do campeonato será disputa na Arena Olímpica João Mambrini entre os dias 22 e 26 de agosto, segundo previsões da própria Liga, restando apenas a liberação de recursos pelo Ministério dos Esportes para o início da competição.
Limeira, Bauru, Franca e Sorocaba serão os primeiros adversários do time da casa na liga que tem como principal objetivo descobrir novos talentos para o basquete brasileiro. O treinador Jeferson Luis Teixeira reconhece a superioridade de alguns adversários, mas tem a expectativa de terminar a primeira fase entre os melhores classificados. Para isso, conta com a chegada de reforços. No início desta semana, dois novos atletas foram incorporados ao grupo. Carioca, que jogou a última liga nacional pelo Uberlândia e Augusto, pivô de 2,10 metros que atuou na equipe paraisense em 2011, foram apresentados. Além dos contratados, ele está avaliando mais dois jogadores, Lucas e Chicão, que vieram de São Carlos e explicou a necessidade de reforços: “A LDB tem um nível muito forte e precisamos nos reforçar. Esperamos trazer mais alguns atletas para fortalecer o grupo para representar bem a cidade”.
Jeferson, que também é auxiliar técnico da seleção brasileira sub 18, elogia seus comandados e torce para que os garotos aproveitem a oportunidade. Da mesma forma, enaltece a evolução do time paraisense e sonha em formar um time profissional de alto nível com essa base. “Torço para que dê certo e para que eles possam mostrar seu basquetebol. Hoje estamos mais bem preparados para montar uma equipe adulta porque já temos uma boa base com os meninos. Mais uns três ou quatro adultos de um nível bacana e teremos um time muito forte, coisa que não tínhamos nos anos anteriores. Antes, precisávamos trazer doze jogadores, e hoje não”. Conforme explica, Paraíso teria condições de pleitear uma vaga na NBB (Novo Basquete Brasil), entretanto, para isso, necessita do apoio de investidores. Sobre o início da LDB, o técnico pede para que a torcida paraisense compareça aos jogos e apóie o time da casa. “Vamos jogar na nossa quadra é contamos com a força da nossa torcida. Isso pode fazer a diferença”.
Em setembro, durante os dias 12 e 16, Brasília, Maranhão, Uberlândia, Minas Tênis Clube e Ginástico se juntarão aos outros cinco times na segunda fase a ser disputada na arena. Ao todo, 20 equipes participam desta edição. Os melhores colocados disputarão um quadrangular final no Rio de Janeiro.
Paulista
Enquanto aguarda o início da Liga Nacional -LDB, a equipe paraisense sub-19 também se prepara com vistas ao próximo jogo do Campeonato Paulista, marcado para o dia 04 de agosto na Arena Olímpica, contra o XV de Piracicaba. A equipe paraisense tem 11 vitórias na competição e ocupa a segunda colocação no grupo B, atrás apenas da equipe do Franca Basquete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário