Meninas se preparam para a Copa América que será realizada em Porto Rico em agosto
Por Ralph Diniz
Depois de receber um torneio internacional no mês passado, São Sebastião do Paraíso recepciona desde sábado (21/07) a seleção brasileira feminina de basquete sub 18 na Arena Olímpica João Mambrini. As meninas se preparam para a Copa América, que vai acontecer em Porto Rico durante os dias 15 e 19 de agosto.
Comandada pelo técnico Júlio César Patrício, o time vem de um período de treinamentos na cidade de Uberlândia e chega a Paraíso com objetivo de intensificar o trabalho para a competição que reúne as melhores seleções das Américas na categoria. O treinador afirma que vai utilizar a estadia na arena para detalhar o esquema tático a ser utilizado nos jogos. Os treinamentos em solo paraisense também deverão definir as duas garotas que serão cortadas do grupo antes da copa. Apenas 12 viajarão para a América Central. Para auxiliá-lo na dura decisão, alguns jogos amistosos devem ser organiazdos nos próximos dias, o primeiro deles já confirmado para sábado, 28/07, diante da equipe de Franca, à partir das 10h, na Arena Olímpica,com entrada franca.
Assim como aconteceu com o time de Demétrius Ferrucciú na Copa América realizada em Paraíso, Patrício espera conquistar a classificação para o campeonato mundial, que será disputado na Letônia em junho de 2013. De acordo com ele, a conquista de uma das quatro vagas para o torneio que reunirá as melhores seleções do planeta é de suma importância para o desenvolvimento das atletas. “As gerações que não disputaram mundiais não conseguem tanto êxito em equipes adultas” explica.
Sobre os pontos positivos de sua equipe, o treinador aponta a velocidade, a garra e a organização defensiva como principais trunfos. Além disso, a experiência de atletas que já disputaram um campeonato mundial também deve fazer diferença para o grupo. “Temos uma equipe que facilita o meu trabalho como técnico”.
Em Paraíso pela segunda vez (veio no início do ano acompanhar o filho jogador), Júlio elogia a estrutura da Arena Olímpica e a receptividade do povo paraisense, que tem respirado basquete nos últimos dois anos. “Estamos em uma situação de primeiro mundo. A cidade é um referencial. Sempre que falamos em basquete, nos lembramos de São Sebastião e, quando se fala em São Sebastião, logo vem o basquete na cabeça. Então, sabemos que estamos em um dos melhores lugares. Nossa equipe é muito boa e só tem a crescer com essa estrutura que está sendo oferecida e a recepção da população”.
A delegação brasileira fica na concentrada na cidade até o dia 9 de agosto, quando viaja para o mundial. Oito seleções da América vão participar do torneio continental. As equipes foram divididas em dois grupos de quatro para a fase preliminar. No grupo “A” se enfrentam Estados Unidos, Argentina, República Dominicana e Colômbia. No grupo “B” jogam Canadá, Brasil, México e Porto Rico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário