Após o sucesso da Copa América de basquete sub-18, novos torneios já começam a ser planejados para o município. O primeiro grande evento pode ocorrer ainda este ano, caso Orlândia consiga a classificação para as semifinais da Liga Nacional de Futsal. Neste caso a equipe paulista não pode mandar os jogos em seu ginásio pois o regulamento da Liga exige ginásio com capacidade acima de 3.000 lugares e como a Intelli realizou pré-temporada em Paraíso e tem uma ligação com o município, distante cerca de 100km de Orlândia, seus dirigentes já haviam anunciado a intenção de mandar seus jogos decisivos em São Sebastião do Paraíso, o que está próximo de acontecer pois a equipe orlandina vem fazendo a melhor campanha da Liga Nacional.
Outro evento que está sendo planejado para a cidade é um torneio pré-mundial de basquete sub-19. Com o vice-campeonato da Copa América sub-18, disputada em Paraíso recentemente, a seleção brasileira garantiu sua participação no mundial sub-19, que será disputado em 2013 na República Tcheca. Entre as autoridades do esporte mundial que estiveram na cidade mineira, o empresário e agente da equipe americana do Oklahoma City Tundher, Javier Maretto, se mostrou empolgado com as facilidades encontradas no município e propôs parceria ao município para realizar em maio de 2013 um torneio preparatório para o mundial sub-19. Este torneio teria as presenças de Brasil, Argentina, Espanha e França e com certeza seria uma competição de altíssimo nível.
Além disso, a FIBA-Américas também manifestou interesse em realizar em 2013 na cidade mineira a Copa América feminina sub-16. Outro evento também apontado para o município seria um "camp" para desenvolvimento de atletas de toda a América, com técnicos norte-americanos, argentinos e brasileiros, a ser realizado em janeiro do ano que vem.
O secretário de esportes de São Sebastião do Paraíso analisou as possibilidades destes sediamentos: "Nossa cidade hoje se referencia pelo esporte e com isso vários setores crescem, como o comércio, aprendemos a conviver com culturas diferentes e a taxa de ocupação de hotéis chega a 100%, incrementando em muito o turismo. Minha opinião é de que devemos aproveitar este momento e mostrar nossas riquezas ao mundo, através destes eventos esportivos. Temos muitas belezas para mostrar, importantes manifestações culturais, culinária rica, cafezais, mas ninguém sai da Espanha ou dos Estados Unidos só para ver as 12 cachoeiras do município ou o Morro da Mesa, o esporte é o catalizador e o potencializador de nossa terra, temos de aproveitar o momento", afirmou Mariano Bícego.
Além do futsal e do basquete, a Confederação Brasileira de Handebol também propôs nova parceria ao município, que abriu o calendário da cidade também para esta modalidade. "Estamos abertos a todas estas propostas, pois aprendemos a receber delegações esportivas, que só trazem benefícios para todos os paraisenses" finalizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário