terça-feira, 12 de junho de 2012

Paraíso se apronta para o início da Copa América de Basquete sub 18


A menos de uma semana do início da Copa América de Basquete sub-18, São Sebastião do Paraíso acerta os últimos detalhes para a realização do maior evento esportivo já realizado no município. Além do Brasil, que treina na Arena Olímpica há um mês, delegações de sete países (Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Ilhas Virgens, México e Porto Rico) pisaram em solo parai-sense neste final de semana.
O secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Mariano Bícego, declara que um esquema para oferecer todo suporte necessário foi traçado e já está sendo cumprido. As seleções, árbitros e membros da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) serão divididos em quatro hotéis da cidade. Os estabelecimentos ficarão responsáveis pela alimentação de seus hóspedes. Cerca de 20 intérpretes, todos voluntários, vão acompanhar as delegações durante toda a competição.
Melhorias na infraestrutura dos vestiários da Arena Olímpica e na quadra da Praça de Esportes Castelo Branco - que será utilizada como centro de treinamento de quatro seleções - foram concluídas no início da semana. Além disso, uma unidade de primeiros socorros será instalada no local dos jogos. A secretaria informa que um desfibrilador, equipamento obrigatório em todo local onde haja competições esportivas, foi adquirido. A Guarda Municipal auxiliará a Polícia Militar na segurança do evento.
Além daqueles que disputarão o título de campeão das Américas, Paraíso também receberá familiares dos atletas, jornalistas de diversos países do mundo e caça-talentos de universidades norte-americanas e da Liga profissional de basquete dos Estados Unidos. A expectativa é que cerca de 500 pessoas se instalem na cidade nos próximos dias, movimentando os mercados hoteleiro, gastronômico, comercial e turístico local.
Mais do que uma competição internacional, o secretário vê a Copa América de Basquete como um importante passo rumo ao projeto olímpico. Paraíso será uma das subsedes dos jogos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro. “É um teste muito importante. Se fizermos tudo com simplicidade, acolhendo as pessoas e sem grandes falhas, tenho certeza que outros eventos virão para a cidade”, completa.
Bícego lembra que a competição só acontece no município graças ao apoio do governo do Estado, que se comprometeu a custear o transporte e a hospedagem das seleções visitantes. O investimento foi de cerca de R$ 200 mil. “Teoricamente, quem deveria pagar essas contas é a cidade-sede, mas, quando foi aberta a possibilidade de receber a Copa América, eu ofereci para o governo e disse que não tínhamos dinheiro”, conta.
Há doze anos, nenhum evento masculino é realizado pela FIBA no Brasil. Por isso, Mariano Bícego alerta para que a população faça uso da tradicional hospitalidade mineira com os visitantes estrangeiros.
O envolvimento dos paraisenses com a Copa América pode ser visto nas ruas do centro, onde faixas e banners desejam boas vindas aos competidores.
A competição que definirá quais serão os quatro representantes americanos no mundial sub 19 será transmitida para o mundo todo através dos canais de TV e Internet. Os ingressos estão à venda na Arena Olímpica e custam R$ 5. A seleção brasileira estréia no sábado (16) contra o México, às 18h.

Fonte: www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=1780

Nenhum comentário:

Postar um comentário